A gente segue o baile do churrasco de domingo com a continuação das dicas profissionais pra você fazer bonito e testar técnicas diferentes. Lembrando que as dicas não são regras, apenas algumas técnicas de profissionais que você pode testar quando quiser. Combinado?
10 Dicas Profissionais de Churrasco Parte 2

Invista em uma frigideira furada
Dá pra grelhar filetes de peixes mais delicados e pequenos alimentos (como legumes picados) em uma grelha furada. Isso evita que a comida caia através da grelha.
Aprenda com os vegetais
Unte os legumes levemente em azeite antes de grelhar para evitar que grudem e sequem. Legumes como aspargos, pimentão, abóbora e fatias de cebola assam melhor se forem feitos na zona direta de grelha.
Seja gentil
Gentileza gera gentileza e bons churrascos. Seja delicado ao fazer “fricções” na carne. Se você esfregar os temperos na comida, pode danificar as fibras da carne e a textura da comida, correndo o risco de temperar demais.
Vá devagar nas costelas
Para costelas macias, mantenha uma temperatura baixa por várias horas. Focos de calor muito altos vão apertar e secar a carne, mas temperaturas baixas e consistentes deixarão a carne macia e suculenta.
E saiba quando temperar
Tenha muito cuidado para não temperar as costelas muito cedo, especialmente se estiver usando um molho doce. Como explicamos nessa dica, o açúcar irá queimar e fazer com que as costelas queimem junto. Tempere apenas durante os 30 minutos finais.
Use recipientes de alumínio
Peças de aço inoxidável são fáceis de limpar, não contêm odores e não reagem aos ingredientes ácidos. Este último motivo é extremamente importante: muitos molhos de churrasco, salmouras e marinadas contêm muitos ácidos em seus ingredientes. Assim você não corre o risco de ter o sabor prejudicado.
Crie sua marinada
Essa aqui é de todos. Não existe nenhum churrasqueiro que não goste de fazer uma boa marinada (e se existir, é porque ainda não fez a sua). Na hora de fazer, comece com o básico, ou seja: faça a reunião dos ácidos (como limão ou vinagre) com um pouco de óleo e ingredientes que você goste. Pra não dar ruim, você pode começar com uma proporção de 1 de acidez para 3 de óleo, assim como fazemos em molhos de salada. A acidez amacia a comida e ajuda na consistência do sabor, enquanto o óleo traz umidade e enriquece o sabor.
Mas não marine demais
Quando estiver marinando a maioria dos alimentos, cuidado para não deixar tempo demais. No máximo 30 minutos a 2 horas. Muito mais do que isso e a marinada vai suavizar demais o alimento e deixá-lo com uma textura mole, principalmente se a marinada contiver enzimas de ingredientes como abacaxi ou mamão. Ou, a comida ficará com uma textura dura se a marinada contiver muito suco cítrico rico em ácido ou vinagre.
A regra de ouro é: quanto menor e mais delicada a comida, menor a marinada.
Com ou sem osso?
Os pedaços de frango desossados ficam bem grelhados quando assados rapidamente na zona direta da grelha, já os pedaços com osso demoram mais e queimam mais fácil na zona direta. Na dúvida, use a zona indireta para pedaços de carne com osso.
Não adivinhe
Na hora de checar o cozimento de uma coxa de frango com osso, pegue o pedaço mais grosso da grelha e corte na parte de baixo. Se a cor da carne perto do osso ainda estiver rosa, coloque-a de volta na grelha até que esteja totalmente assada.