O Guia Essencial da Decoração Mineira

0 Icone Comentários

e 5 meses

//

5 min de leitura

Decoração Mineira

Vamos voltar 200 anos no tempo, aqui mesmo no Brasil. O ar limpo, o toque da madeira crua, o calor do fogão a lenha, o som das panelas de ferro e o ranger do piso de madeira. Prepare o seu queijo e a goiabada cascão: esse estilo rústico levará você direto para o triângulo mais famoso do Brasil.

A decoração mineira realmente funciona como uma tríade: tradição, modernidade e aconchego. Com este triângulo, nós criamos um ar clássico e somos “provocados” a contar histórias. Isso porque o estilo tem, justamente, grande influência do interior e da história de vida mineira. As casas simples e acolhedoras, repletas de objetos que contam histórias do chão ao teto, em uma disposição como se estivesse pronta para lhe receber a qualquer momento.


Cozinha espaçosas e mesas grandes, pois a casa mineira está sempre pronta para receber os amigos com um cafézinho com pão de queijo. / Fonte: Três em casa

O que define?



No período da decoração mineira tradicional, entre os séculos 17 e 18, o trabalho manual das peças de madeira se tornaram ícones. E através da madeira e dos tijolos, os mineiros conseguiam trazer mais calor e manter a linguagem visual rústica da casa.

A cozinha mineira por si só é um patrimônio, certo? E justamente pela mesa farta e a frequência no preparo de alimentos, as panelas ficavam penduradas na parede ou ao redor da cozinha. A simplicidade mineira trazia praticidade na cozinha, isso porque o foco era deixar dispostos os itens mais utilizados—como as plantas e ervas que estavam dentro da cozinha ou próximas às janelas. A decoração mineira é um estilo simples na linguagem visual, mas que carrega a visão colonial, rústica e aconchegante das fazendas brasileiras.



Um bom fogão à lenha não pode faltar numa cozinha mineira. / Fonte: Formosa Casa

Quem busca menos elegância e curte cozinhas espaçosas, mesas grandes, sem muita modernidade, está no lugar certo. A sua sala de estar às vezes muda para um verdadeiro acolhimento de pessoas? Se você procura um estilo acolhedor para receber seus amigos, a decoração mineira é o que você precisa.

Esse estilo é pra mim?


Quem busca menos elegância e curte cozinhas espaçosas, mesas grandes, sem muita modernidade, está no lugar certo. A sua sala de estar às vezes muda para um verdadeiro acolhimento de pessoas? Se você procura um estilo acolhedor para receber seus amigos, a decoração mineira é o que você precisa.

Cores


Aqui está um dos charmes escondidos de Minas Gerais. Mesmo que no interior da casa os grandes fazendeiros coloniais buscassem muita simplicidade nas cores, era externamente que a casa vibrava.

Se houvesse uma bandeira para a decoração mineira, ela certamente seria amarela e azul. Esses 2 tons eram tão comuns nas paredes externas que se tornaram praticamente um ícone, sendo utilizados também em outras regiões interioranas do Brasil.

Tons vibrantes de amarelo fazem parte da composição de cores de uma cozinha mineira. / Fonte: Formosa Casa

Em geral, você pode trazer o estilo de decoração mineiro de 3 formas:


1. Use e abuse das texturas rústicas. Tijolos, paredes de cimento queimado, tratamento envelhecido na tinta, pisos de madeira escuros e porcelanas coloridas. Vale tudo isso para recriar, com simplicidade, um tom colonial sem perder a mão na linguagem visual.

2. Traga um pouco de fora para dentro. Embora não muito utilizado à época, o amarelo e azul na parte de dentro da casa em alguns ambientes como a cozinha. Se você considerar que, no círculo cromático o amarelo, azul e vermelho são cores triádicas (junção de cores que correspondem a um triângulo no círculo cromático), terá uma boa opção de usar os tons vermelhos terrosos do período colonial junto com o clássico azul e amarelo, sem perder a linguagem visual.

3. Mantenha simples. Deixe a cor para o verde das árvores, plantas e paredes azuis e amarelas, e mantenha o interior branco com detalhes em madeira. Essa simplicidade traz o maior nível de aconchego possível na decoração mineira.

Como decorar


Veja a sua sala de estar como uma sala de acolhimento e união. Os mineiros são conhecidos como um povo acolhedor. Eles gostam de receber bem seus hóspedes e se dedicam na arte de cultivar a convivência familiar.

Um balcão de madeira, por exemplo, é um móvel rústico que permite inovar na tonalidade dos acessórios. Você pode manter a estrutura original do móvel com cara de madeira, ou pintar de branco ou vermelho.

Pendure as panelas em uma única parede, ou ao redor da cozinha para manter a essência colonial. Dessa forma, o equilíbrio com a mesa grande de madeira (outro item fundamental) será muito mais fácil. Uma boa dica é caprichar nas toalhas de mesa rústicas que lembrem o estilo mineiro, muito lembrado pela simplicidade dos tecidos. Toalhas de renda também fazem parte, ok?

Panelas penduradas na parede fazem parte da decoração mineira. / Fonte: Decor Fácil

Blocos de cimento queimado conversam com o fogão de madeira, que não precisa ser necessariamente escuro dentro do ambiente. O fogão a lenha é lembrado não apenas pela referência histórica, mas também por cozinhar lentamente os alimentos, o que combina direitinho com a proposta de receber os amigos sem muita pressa.

A madeira faz parte da natureza. Por isso, traga para dentro do espaço um pouco mais de verde natural para casar de vez a atmosfera rústica. Sem falar que isso torna tudo mais aconchegante, né?

Porcelanas brancas ficam ótimas em quase qualquer ambiente, mas os objetos de barro ou cobre têm seu charme. Aprenda a casar estes 3 tipos de elementos para cada espaço da casa. Isso aumenta a diversidade e abraça ainda mais a linguagem visual do Brasil colônia.

Fonte: Formosa Casa




O simples é o essencial


Esse estilo pede equilíbrio e harmonia na hora de escolher os elementos. Eles devem valorizar uns aos outros, e não brigarem entre si. Elementos muito modernos devem ficar de fora, pois o conceito desse projeto é a rusticidade, a simplicidade e o resgate da cultura mineira.



Fonte: Três em casa

A decoração mineira é uma união entre tradição e modernidade que, com muito aconchego, dá um ar clássico e conta muitas histórias. Para dar um estilo verdadeiramente mineiro, não basta uma caneca esmaltada e um fogão a lenha. É preciso criar um tom verdadeiramente rústico através da madeira e tijolos, sem deixar de lado a contemporaneidade do espaço.

Trazer a decoração mineira para dentro é manter viva a história brasileira e exercitar o melhor da nossa simplicidade.


Curtiu esse post?

Vote no botão acima

Ou compartilhe com seus amigos