Varandas pequenas: como decorar?

0 Icone Comentários

e 5 meses

//

5 min de leitura

Quando o sol aparece, a gente só quer saber de deitar na nossa espreguiçadeira pertinho da grama e da piscina e beber uma gelada, né?

Espera aí. Você mora em apartamento? Então ao invés de um quintal enorme, você só tem uma varanda pequena? Não se preocupe! Às vezes um espaço de concreto não parece lá muito convidativo, mas isso não é motivo pra jogar a toalha. Existe muitas boas ideias para transformar a sua pequena sacada em um ponto de encontro e descanso.

Maximizar o espaço de um varanda pequena pode ser bem fácil com a combinação certa de móveis, objetos divertidos e decorativos, mas funcionais. A dica está dada e a inspiração vem aí!

Dicas para decorar varandas pequenas


Otimizar espaço não tem regra de ouro, mas quando você aplica alguns conceitos em um ambiente da casa vai acabar vendo todos os outros de um jeito diferente. As varadas e áreas gourmet, em especial, são o tipo de ambiente que pedem uma otimização ainda maior pois é ali que os eventos acontecem.


É pra ver ou pra comer?


Comece sendo objetivo: o que exatamente você irá fazer na varanda? Se for um espaço com churrasqueira, será apenas para um pequeno grupo de pessoas ficar lá enquanto o restante fica dentro de casa? Um mini bar ou home office? Ou talvez seja possível você tenha espaço (e não sabe) suficiente para colocar algumas cadeiras ou sofá com menor profundidade? Algumas varandas são suficientes para que você apenas socialize lá, bebendo uma cerveja e conversando por horas. Em outras, o objetivo é de fazer o churrasco, ter uma geladeira para bebidas e uma mesa para carnes e aperitivos. O primeiro passo é sempre definir o objetivo do espaço para começar acertando.


A grande família


Em seguida, considere quantas pessoas você costuma receber em casa em jantares e socializações. Familiares, amigos, visitas habituais. Não é preciso um número exato, apenas uma base. A partir daí, adicione uma margem de pelo menos 1/3 desse grupo. Essa margem de segurança evita dores de cabeça porque naturalmente o número irá aumentar.

Pé no chão


A pior parte das varandas dos apartamentos pode ser o piso de concreto frio. A menos que a sua vacina para gripe esteja em dia ou você seja o Chico Bento, não vai querer andar o tempo todo descalço pela varanda. Um jeito rápido e barato de mudar imediatamente a imagem da varanda, é fazer uma cobertura no piso. Você pode cobrir um piso feio ou rachado instalando placas de madeira ou piso para deck (que são fáceis de encaixar). Se você é ansioso(a) por uma mudança, mudar o piso com um amadeirado irá resolver na hora. Fica incrível e charmoso se você combinar com o verde das plantas.

Pense dentro do quadrado


Aquelas mesas redondas de bistrô são um charme, né? Geralmente é a primeira opção na varanda, mas vá com calma. A não ser que a sua varanda seja arredondada como a proa de um navio pirata, a melhor forma de aproveitar um espaço retangular de uma varanda é uma mesa… quadrada! Procure por mesas quadradas ou retangulares que aproveitem melhor o espaço. Essa é uma regra básica a ser seguida, porque você pode até mesmo encaixar as banquetas debaixo da mesa e economizar ainda mais!

E viaje pra fora


Já pensou em dar um tema pra sua sacada? Às vezes ter um espaço apenas “ok” não é suficiente, até porque uma varanda de uma só cor e sem decoração não faz lá grande diferença. Use o seu pequeno espaço para se expressar! Você gosta de natureza? Samba? Rock n Roll? Uma decoração de boteco? Você pode transportar a varanda do apartamento para qualquer lugar do mundo. Para começar, comece considerando alguns itens pequenos como quadros, almofadas e copos. É muito mais fácil criar um lugar memorável quando ele realmente nos lembra alguma coisa, né?


País tropical


Lembra da dica sobre pisos? Imagine instalar um deck de madeira e caprichar na decoração com plantas. Isso aumenta a sensação de frescor no ambiente, pois remete a um espaço com piscina e praia. Pense em um espaço para relaxar, porque é exatamente isso que o verde nos traz. Uma grama sintética na parede também é uma boa, assim como criar um jardim vertical.


Pense verticalmente


Em uma varanda pequena, pense verticalmente sobre plantas e decorações de parede. Tirar vasos do chão ajuda a economizar espaço. Use e abuse dessa dica, porque além de economizar no espaço você economiza no dinheiro.

Tudo numa coisa só


Já pensou em juntar a sala com a varanda? Dependendo do aspecto da varanda, você pode simplesmente fazer com que a sala continue na varanda, o que gera um enorme conforto visual. Através do deck de madeira o piso é nivelado e removendo as portas, você pode simplesmente aumentar a área de uso.

A regra é sempre a mesma: se você não sabe por onde começar, comece pelo básico. Ao reunir o objetivo da varanda e a quantidade de pessoas, você faz decisões muito mais rápidas e inteligentes. E se ainda assim estiver com dúvidas, você pode conferir a nossa lista de inspirações de varandas.


Curtiu esse post?

Vote no botão acima

Ou compartilhe com seus amigos