O Guia Essencial para áreas externas

0 Icone Comentários

e 4 meses

//

6 min de leitura

Montar um espaço gourmet ou home bar na área externa da casa é uma ideia cada vez mais comum pra quem curte cozinhar, receber os amigos e jogar conversa fora. Churrascos, por exemplo, são culturais do brasileiro e ter um espaço à disposição é quase requisito quando buscamos um lugar pra morar.

Ter um espaço grande mas mal planejado é desperdício, e por isso viemos trazer uma luz sobre como você pode montar a sua própria área externa!

Saber como construir uma cozinha ao ar livre, por exemplo, permitirá que você crie uma ótima nova área para sua casa, sem precisar gastar uma fortuna. Comer fora é uma boa ideia? Claro. Mas ter um espaço só seu para receber todo mundo não tem comparação.

Fonte: Pinterest


Um bom planejamento economiza tempo e dinheiro


Se você já possui um espaço disponível, maravilha!

Mas quando ele ainda não existe, a gente sabe que qualquer pequena obra pode ser uma enorme dor de cabeça. Imprevisto e obra é quase casamento, então é importante que você saiba exatamente o que deseja na sua cozinha da área externa antes de fazer qualquer coisa.

Tá procurando um espaço pra assar uma carne e guardar as bebidas? Ou quer mesmo um forno a lenha, uma churrasqueira embutida e uma lareira para um jantar mais formal? Qualquer que seja a sua vontade, o primeiro passo é definir as suas necessidades, assim como o orçamento.

Fonte: Pinterest


Com ou sem um arquiteto ou designer de interiores, estas são algumas perguntas que você precisa se fazer:

- Como você planeja usar sua cozinha?
- Quão grande você quer que seja?
- Você quer uma estrutura permanente?
- Quanto você pode pagar?
- Quanto do trabalho você fará?
- Onde será localizado?
- Quais materiais você usará?
- Como você definirá as bordas da cozinha e da área de jantar?
- Você precisará adicionar uma linha de gás ou linhas de água?
- Quais licenças são necessárias?

Considere os materiais baseados no clima


Os materiais que você escolher para o seu espaço ao ar livre precisam ser resistentes aos climas, sejam ventos, chuvas ou sol. Dependendo da região do país em que você vive, os requisitos de cozinha podem exigir mais do que outros. Por exemplo:

Alguém que vive em um ambiente com pouca chuva, como o Nordeste, precisará de produtos que tenham estabilizadores UV, enquanto que alguém que viva em Santa Catarina, com muita chuva, precisará de produtos que possam resistir ao ambiente úmido.

Fonte: Pinterest

Os climas do sul exigirão resistência ao frio e aos ventos, enquanto as regiões do norte têm altas preocupações quanto ao calor e umidade. Boa dica, né?


Opções de material


Os melhores materiais para suportar a maioria das condições climáticas, como vento, chuva e sol, são aço inoxidável, pedra, porcelanato, blocos de concreto, granito cultivado com estabilizadores UV e tijolos. Existem folheados à prova de fogo que você pode usar também. Fica ao seu critério (e bolso).

Dicas para bancadas


Para bancadas, você vai querer usar materiais de superfície dura que são feitos especificamente para uso ao ar livre.


Fonte: Pinterest

Tenha em mente que qualquer bancada de pedra natural terá que ser selada de forma consistente em uma base regular. Certifique-se de verificar com os fabricantes se você vive em climas frios, pois algumas bancadas podem rachar quando submetidas a condições repetidas de congelamento e descongelamento.


Pense em “zonas de trabalho”


Assim como você faria com uma cozinha interna, você precisa criar zonas de trabalho para várias funções neste espaço, como:

Preparar alimentos—espaços de bancada, cepo, pia com água corrente, liquidificador e outros equipamentos

Dispensa de alimentos—geladeira e armários

Espaço de bebidas—onde armazenar, geladeira, pia com água corrente, liquidificador e outros equipamentos especiais (quem curte um home bar não pode vacilar nesta parte)

Cozinhar alimentos—isso inclui grelha, forno e equipamentos especializados (como forno de pizza e fritadeiras)

Jantar—Mesa e cadeiras, home bar e banquetas

Entretenimento—espaço livre como um pátio, uma tv ou projetor, espaço para jogos, espaço de música ou instalação de som

Pensando desta forma, você irá considerar não apenas o espaço disponível, mas também quantas tomadas elétricas vai precisar para atender todas as ideias. Tem coisa pior (e mais perigosa) do que ficar tropeçando em extensões por aí?

Fonte: Pinterest


E não se esqueça de criar um espaço confortável


Junto com as zonas de trabalho, você já pode considerar alguns equipamentos que ajudarão a tornar o espaço ainda mais agradável e confortável, seja para socializar ou cozinhar. Um teto alto para a cozinha, por exemplo, vai permitir a ventilação natural (e reduzir o cheiro da comida na roupa).

Para os dias quentes de verão, pense na instalação de ventiladores ou ar condicionado, caso a área seja fechada. O importante é manter o ar circulando.

Fonte: Pinterest

Se você mora em uma região atormentada por mosquitos, invista em pequenos eletrônicos de tomada. Tendo eles sempre à mão na gaveta vai evitar surpresas, seja pela saúde ou alimentos.

No caso de dias frios (alô galera do sul), considere investir em luminárias a gás ou uma lareira.

Segue o som


Se for pra fazer churrasco sem música, é melhor nem sair de casa. Uma área externa pode ser criada por vários motivos: socializar com amigos, receber a família ou fazer um almoço diferente. Mas em todos eles, ter uma estrutura mínima de som ambiente é fundamental.

A localização é importante


Uma área externa terá impacto direto na aparência da casa. Por isso, é importante que além de funcional, ela também faça parte da linguagem visual da casa. Muitas pessoas constroem a área externa muito próximo da casa. Isso traz conveniência, mas também obriga que todas as escolhas casem direitinho com o que a casa propõe visualmente, então escolha bem.

Tenha em mente a sua privacidade quando estiver planejando um novo espaço, assim como o conforto de seus vizinhos. Se você curte fazer um churrasco tarde da noite e o espaço está lotado de convidados perto da janela do vizinho, a bronca é certa. Por isso, planeje a localização da área o mais longe possível da propriedade de outras pessoas.

Fonte: PinterestAssim que decidir onde fazer, crie um mapa simples do espaço. Com seus planos das zonas de trabalho, onde quebrar, o que mudar, tudo o que for importante lembrar.

Pavimentos


Se a ideia é construir a área externa em um pátio já existente, certifique-se de que ele pode suportar o peso de todos os materiais que você planeja instalar. Consulte um arquiteto, designer de interiores ou profissionais relacionados. Se perceber de primeira que a estrutura não vai aguentar, você terá que escolher um material de revestimento como concreto ou laje.

Fonte: Pinterest

Escolher um piso para o novo espaço será bem parecido com qualquer outro lugar, com exceção de que é preciso considerar em dobro o volume de água, gás e linhas elétricas necessárias. Por isso é importante considerar as zonas de trabalho e os equipamentos que serão instalados.

O Guia continua na segunda parte.


Curtiu esse post?

Vote no botão acima

Ou compartilhe com seus amigos